"" "" Juliet Marillier: O Segredo de Cibele - crítica

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O Segredo de Cibele - crítica


Deixamos aqui a crítica (sem spoilers!) ao mais recente livro de Juliet Marillier, O Segredo de Cibele, escrita por Canochinha no blog Estante de Livros. Fica a sugestão de visita.


Este livro é a continuação de Danças na Floresta, o primeiro livro que a Juliet Marillier escreveu dirigido a um público young adult. Desta vez, a protagonista é Paula (uma das cinco irmãs do primeiro livro), que embarca com o seu pai até Istambul para que este possa negociar a compra do artefacto misterioso de nome "Dádiva de Cibele". É durante a permanência em Istambul que Paula vai conhecer o misterioso pirata português Duarte Aguiar e o competente guarda-costas búlgaro Stoyan.

Apesar de continuar a preferir os livros da autora dirigidos a um público adulto, porque o desenvolvimento das personagens e da história é maior, adorei este livro. Como sempre, com a sua prosa rica e envolvente, a autora leva-nos numa aventura emocionante e cheia de obstáculos para as personagens principais. Somos presenteados com uma excelente caracterização do contexto, especialmente da cidade de Istambul (cidade que visitou de propósito para a preparação deste livro), onde quase é possível sentir os cheiros intensos e visualizar as cores fortes. Gostei também dos elementos fantásticos introduzidos na história, com o regresso do Outro Reino e dos seus habitantes, sempre prontos a dificultar a vida aos protagonistas, mas não sem um propósito.

Apesar de alguma previsibilidade nos acontecimentos (ou talvez eu já tenha lido muitos livros da Juliet e já saiba mais ou menos as linhas com que ela se cose), este é um livro que aquece o coração. Chegamos ao fim com a sensação de termos vivido todas as aventuras das personagens, de termos rido e chorado com elas e de termos conseguido juntos alcançar um final feliz. Escusado será dizer que recomendo vivamente.
9/10

4 comentários:

CICL disse...

Parabéns pela crítica...

Bertrand Editora disse...

O mérito da crítica pertence totalmente à autora. Aliás, no post encontra-se o link para o blog onde foi publicada originalmente.
A autora deixou uma mensagem onde referia a morada do blog mas achámos que, pela qualidade, deveria ter um lugar de destaque, com os devidos créditos!

Anónimo disse...

Está muito bem Canochinha, parabéns =)
Também tenho um comentário ao livro no blog Bela Lugosi is Dead ;)

Rui Baptista disse...

Olá,

Tal como disse Rita, também está publicada uma crítica do livro "O Segredo de Cibele", no nosso blog:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/2008/12/crtica-o-segredo-de-cibele.html

Cumprimentos,

Rui Baptista